Folha Digital
r7 Noticias 22/07/10 12:57
Boeing apresenta nave comercial para viagens ao espaço
Veículo pode carregar até sete astronautas em missões de até sete meses
 
 
   

A fabricante de aviões Boeing apresentou o seu projeto de nave para carregar astronautas em missões espaciais. O veículo, que tem um formato de cápsula parecido com o das naves Apollo, que levaram o homem à Lua nas décadas de 60 e 70, pode transportar até sete pessoas em viagens curtas, de até 100 km da Terra, por até sete meses.
No ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou um plano de exploração espacial dá força para uma espécie de privatização das missões, com estímulo para que empresas comerciais construam, lancem e operem suas próprias naves. A Nasa (agência espacial dos EUA), então, deve usar esses veículos como "taxis espaciais", pagando cada "corrida".
A Boing recebeu R$ 32 milhões da Nasa para o projeto, que faz parte de um programa de estímulo ao desenvolvimento de naves comerciais que levem astronautas para a ISS (Estação Espacial Internacional) e outros complexos espaciais. A atual frota de ônibus espaciais usados pela agência vai ser aposentada no ano que vem, deixando os americanos sem veículos para essas viagens. Até que uma nova frota fique pronta, naves russas devem fazer esse trabalho.
De acordo com a empresa de aviação, a cápsula, chamada CST-100, pode ser lançada pela primeira vez em 2014, se houver verba suficiente.

       
 
mais sobre Folha Digital
  Médico aplica anestesia em paciente usando videoconferência
 
Experiência é inédita no mundo e foi feita entre o Canadá e a Itália.
  Cinco times brasileiros estarão em game da Libertadores
 
Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo estão na disputa
  Google Instant mostrará conteúdo enquanto busca é digitada
 
Internauta irá direto aos resultados sem clicar no botão “Procurar”. Nova busca pode economizar de 2 a 5 segundos.
  Programa transforma celular inteligente em supercomputador
 
Aplicativo faz cálculos complexos em segundos em smartphone versus horas no computador
  Apple deve apresentar hoje novidades para o iPod e Apple TV
 
Steve Jobs deve apresentar novo modelo mais potente de tocador de músicas
 
 
 
  Av. Transcontinental, 234
Fone: (69) 3224-6419
Ji-Paraná - RO - CEP: 78950-123
AV. Afonso Pena, 3022
Fone: (69) 3224-6419
Porto Velho - RO - CEP: 78945-123
 
 
Porto Velho - RO