Política

“Soltem este homem!”, pedem desembargadores


O desembargador Gamaliel Seme Scaff, do Paraná, postou em seu perfil no Facebook seu posicionamento a respeito da prisão sem condenação do jornalista conservador Oswaldo Eustáquio:

Esse moço não é, nem nunca foi o modelo de jornalista que admiramos e respeitamos. Aqui no Paraná (ele é paranaense), fez publicações desrespeitosas e injustas em relação ao TJPR e nossos juízes.
Porém, isso não faz com que concordemos com o que está acontecendo porque cria-se um precedente perigosíssimo na medida em que hoje é um “Eustáquio” que ninguém gosta, mas amanhã pode ser você.
Portanto, deixamos aqui o nosso repúdio a essa violência de modelo venezuelano-chavista praticada em nossa boa terra.
Isto não é democrático. Isto não é justo. Isto não é humano. Isto não é direito. Lamentável o silêncio da OAB sobre isto.
JUSTIÇA SEM MISERICÓRDIA NÃO É JUSTIÇA!
JUSTIÇA SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL É INCONSTITUCIONAL!
Que o STF aplique a este homem a Lei de Proteção aos Animais já que o está tratando como um, mas faça cessar essa vingança privativa, inadmissível numa sociedade que busca evitar a barbárie.
QUE OSWALDO EUSTÁQUIO RESPONDA POR SEUS EXCESSOS NA FORMA DA LEI. NA FORMA DA LEI.

Scaff, ou Seminho (como consta em seu perfil público), constam várias postagens defendendo pautas conservadoras como anti-aborto, tratamento precoce da COVID-19 e a meritocracia, todas essas são pautas também defendidas pelo jornalista. Outro fato importante é que o desembargador foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça(CNJ) no I Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em 2017, que tinha como foco a promoção e o respeito à diversidade religiosa.

O post mostra que, mesmo discordando da postura profissional de Eustáquio, Scaff entende que a prisão é ilegal e inconstitucional, concordando assim com o Instituto Nacional de Advocacia (Inad) que tem cobrado a soltura do jornalista ao Supremo Tribunal Federal (STF). Colegas de profissão também prestaram apoio ao jornalista perseguido, como o também desembargador Antenor Demeterco que, assim como Scaff, é extremamente respeitado no meio jurídico. Além de Renata Estorilho Baganha, que além de ter um notório conhecimento jurídico também é muito respeitada no meio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios