Oswaldo Eustáquio, jornalista censurado pelo STF e preso político, está paraplégico segundo laudo médico.
Por meio de nota, a esposa de Eustáquio, Sandra Terena confirmou a informação. “Recebemos com muita tristeza a confirmação do quadro de paraplegia do jornalista Oswaldo Eustáquio e a previsão de três meses de internação para reabilitação. O quadro foi causado por uma fratura na T5, inchaço medular e o rompimento de uma artéria.”
Com um aperto no coração, informo que meu marido, o jornalista Oswaldo Eustáquio recebeu hoje o laudo com quadro de paraplegia, com previsão de 3 meses de internamento. Estamos em oração pela sua recuperação. Obs: ele permanece censurado pelos mesmos que o prenderam ilegalmente.
— Sandra Terena (@sandraterena) February 3, 2021
“O quadro não é irreversível e continuamos orando por um milagre. Eustáquio ficou paraplégico sob a custódia do Estado após uma prisão inconstitucional determinada pelo STF em um inquérito que prossegue com réus presos desde abril de 2020.”
O jornalista foi preso no dia 18 de dezembro de 2020 e sofreu um acidente no dia 21 do mesmo mês. Por 40 dias ele ficou sem contato com sua família e sem tratamento adequado para a gravidade de sua lesão. Somente após a Polícia Federal informar não possuir elementos para indiciar os citados no inquérito, que o ministro Alexandre de Moraes concedeu prisão domiciliar à Eustáquio.