Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado por 57 votos. O parlamentar vai ocupar a Presidência por dois anos. A segunda colocada, senadora Simone Tebet (MDB-MS), recebeu 21 votos.
O mandato de Pacheco à frente da Presidência do Senado Federal começa nesta terça-feira, 2 de fevereiro de 2021, e vai até 31 de janeiro de 2023. Ele não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2023, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura.
Como presidente do Senado, Pacheco é também agora quem preside o Congresso Nacional e é o terceiro brasileiro na linha sucessória do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, atrás do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do presidente da Câmara dos Deputados que será eleito hoje.
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, já fez uma publicação, em suas redes sociais, sobre a vitória de Pacheco:
“Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”, escreveu o presidente, anexando uma foto ao lado do senador.
– Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22 pic.twitter.com/ct8ZE5xmpE
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 1, 2021