Coppolla destrincha e escancara as pesquisas favoráveis a Lula: “Profecia Autorrealizável” (veja o vídeo)
O comentarista político Caio Coppolla publicou vídeo em seu canal no YouTube analisando as últimas pesquisas divulgadas pelo Datafolha e pelo Instituto Paraná.
Sem meias palavras, Coppolla destrinchou o “inacreditável” desempenho de Lula em ambas as pesquisas e fez um alerta para o já conhecido conceito de “profecia autorrealizável”, ou seja, fazer a população acreditar em um fato faz com que o fato aconteça.
“Ao criar uma realidade fictícia, onde Lula é imbatível em qualquer cenário, o grupo Folha influencia o resultado da eleição a favor do candidato petista”, alerta ele.
Ao explicar a maneira como essa manipulação ocorre, Caio disse:
“[O grupo Folha] faz isso de 3 formas: Primeira: quanto melhor o Lula aparecer nas pesquisas, mais alianças políticas ele consegue forjar. Segunda: quanto maior for a sua base partidária de apoio, maior a quantidade de verbas públicas dos fundos partidário e eleitoral dedicados a promover o seu nome e maior vai ser o seu tempo de TV na propaganda eleitora. E terceira: quanto maior a aparência de sucesso da campanha petista nas pesquisas de opinião, mais pessoas tendem a aderir à sua candidatura”, pontuou o comentarista.
O comentarista ainda falou sobre outro efeito que a pesquisa tendenciosa pode gerar:
“Os eleitores que rejeitam o Lula podem se sentir desestimulados a votar, pela falsa sensação de que a batalha está perdida”, diz ele.