Debate sobre voto impresso terá início hoje
O debate sobre o voto impresso auditável terá início hoje, segunda-feira (17), com a primeira reunião e a expectativa é que seja apresentado o plano de trabalho no grupo. Os parlamentares da base do governo tem pressa pois a intenção é que a proposta seja aprovada até outubro deste ano para que já possa se colocada em prática nas eleições de 2022.
“A gente tem pressa porque a gente precisa estar com a essa PEC aprovada no início de outubro para valer no ano que vem. É muito importante porque sabemos que temos eleições muito acirradas e não pode existir nenhum tipo de dúvida”, afirmou a deputada Bia Kicis (PSL-DF), autora do projeto.
O Congresso Nacional já havia aprovado o voto impresso em 2015 mas a ex-presidente Dilma tentou vetar vários trechos do texto, os vetos foram derrubados, a lei foi promulgada e em seguida o STF barrou sua implantação. Em setembro de 2020, a Suprema Corte confirmou a decisão e declarou a impressão do voto inconstitucional.
Se aprovado, o dispositivo vai estabelecer a impressão de um comprovante para que o eleitor veja quem escolheu nas eleições. A cédula, então, será depositada em uma urna lacrada e o eleitor não poderá levar o comprovante para casa. Independentemente de quem ganhe as próximas eleições, é necessário ter segurança e a possibilidade de aferir cada voto, se necessário.