EFEITO BOLSONARO: Mercado sobe projeção do PIB para 4,85% em 2021
O Boletim Focus divulgado na manhã desta segunda-feira, 14, apontou uma revisão positiva de 11,2% no crescimento do PIB em 2021 ante a projeção anterior. Na oitava alta consecutiva, o mercado estima que o país crescerá 4,85% neste ano, ante os 4,36% previstos na semana passada. O número vem em linha com o resultado do PIB no primeiro trimestre, divulgado há duas semanas pelo IBGE e que apontou uma alta de 1,2% nos primeiros três meses de 2021.
Baseado principalmente nas exportações de commodities para a China e para os Estados Unidos, o crescimento do PIB brasileiro mostra que estruturar a economia sobre a venda de produtos primários de origem vegetal e mineral, como soja e minério de ferro, é um bom negócio para o país em momentos de crise. A alta cotação do dólar em relação ao real contribui com este crescimento por beneficiar a balança comercial brasileira.
Nesta semana, o mercado diminuiu a previsão sobre a cotação do dólar para 2021, de 5,30 para 5,18 reais, mas ainda assim o real se mantém bastante desvalorizado em relação à moeda americana. Ainda que pressione a inflação, o baixo valor do real traz competitividade nas exportações brasileiras em relação aos seus concorrentes internacionais – entre eles o próprio Estados Unidos, que também exporta commodities para a China – e aumenta a rentabilidade dos produtores brasileiros.
A despeito do alto número de casos de infectados e de mortos pela Covid-19, o PIB brasileiro vem se beneficiando da reabertura econômica do país, com a volta do funcionamento dos setores de serviços e o avanço gradual da imunização da população.