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SBT lança nota sobre a Copa América e expõe a ‘mediocridade’ da Globo: “Pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”


A emissora de Silvio Santos, o SBT, decidiu romper o silêncio em torno da polêmica que se formou sobre a realização da Copa América no Brasil e afirmou, nesta quinta-feira (10), que a cobertura do torneio esportivo assegura a “pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”.

“O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras. O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado”, afirmou em comunicado.

Durante o telejornal noturno da casa, os jornalistas Marcelo Torres e Márcia Dantas pontuaram que as tratativas para a exibição do campeonato iniciaram com a Conmebol, em 2020:

“No final de 2020, o SBT deu início às negociações pelos direitos de transmissão da Copa América que, legitimamente, conquistou e assumiu a obrigação de transmissão onde quer que ocorresse”, explicou.

“Coerentemente, o SBT realizará a transmissão da Copa América em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento, e em acordo com as diretrizes de cada Estado da Federação”, prosseguiu o posicionamento da emissora.

“O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores”, finalizou a nota, dando aquela alfinetada na Rede Globo, que fez campanha contra a vinda do campeonato para o Brasil.

Estava tudo certo para a Copa América ser sediada pela Argentina. Porém, o país entrou em uma grave crise econômica, após o presidente Alberto Fernández realizar o mais longo e severo lockdown do mundo em virtude da pandemia do coronavírus.

Com a medida, o chefe do Executivo argentino não conseguiu diminuir o número de casos da doença, mas aumentou a fila de desempregados e a quantidade de empresas falidas. Ao final, não houve outra alternativa para Fernández a não ser recusar as partidas em seu país.

Com essa reviravolta, a Conmebol iniciou tratativas com o Brasil, cujo número de vacinados ultrapassa países desenvolvidos e está desfrutando de uma economia em alta, apesar de ter passado por um ano pandêmico.

Nesta quinta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) acenou de forma positiva para o presidente Jair Bolsonaro e a maioria dos ministros da Corte rejeitou os pedidos de suspensão do torneio.

E, assim, as seleções poderão disputar o torneio a partir deste domingo (13).

Confira a íntegra do editorial do SBT:

“O esporte sempre foi um dos instrumentos de formação e de inclusão social, propiciando à população em geral o acesso a uma vida mais saudável e a oportunidade concreta de ascensão social para milhares de jovens. Nesse sentido, o futebol seguramente é o mais visível e acessível em nosso país; gera paixão, aspiração e sentimento de pertencimento na população, ao ver seu time campeão ou quando vê a Seleção Nacional jogando e conquistando títulos. Muitos dos ídolos brasileiros vieram do futebol que faz parte de nosso patrimônio cultural.

Justamente por entender essa importância, o SBT decidiu voltar a disputar os direitos de futebol e, com profissionalismo e respeito aos demais concorrentes, tem sido vencedor em torneios relevantes como a Copa Libertadores, Champions League, Europa League, Copa do Nordeste e a Copa América.

O SBT faz isso porque acredita que o futebol, sendo o esporte mais popular de todos e de grande atração de audiência, é uma combinação perfeita com uma emissora popular como a nossa, tão querida pelo público. O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras.

O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado. Isso é relevante! Ganham o público e o esporte!

Assim, no final de 2020, o SBT deu início às negociações pelos direitos de transmissão da Copa América que legitimamente conquistou, e assumiu a obrigação de transmissão onde quer que ocorresse. Coerentemente, o SBT realizará a transmissão da Copa América em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento, e em acordo com as diretrizes de cada Estado da Federação.

Cabem às autoridades, confederações, federações e clubes resguardarem todas as questões relacionadas aos protocolos sanitários necessários em função da pandemia, para que todos os campeonatos de futebol e eventos esportivos em andamento continuem sendo um ambiente seguro a todas as pessoas envolvidas.

Ao SBT, cabe informar com isenção, como tem feito desde o início da pandemia, para a devida conscientização sobre a importância do uso de máscaras, do distanciamento social, da não aglomeração de pessoas e desejar que consigamos avançar rapidamente com a vacinação de toda população para assim superarmos essa enorme crise que tantas vidas já levou em nosso país e no mundo e pelas quais lamentamos e nos solidarizamos.

O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores.

Esta é a posição do SBT.”


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