Estados governados pela esquerda têm as piores avaliações, diz publicitário
Segundo o marqueteiro João Silva, os políticos ‘progressistas’ não aprovaram pautas relevantes para os brasileiros.
Para o publicitário João Silva, especialista em marketing político, os Estados e os municípios administrados por políticos de esquerda têm as piores avaliações. “A Bahia, por exemplo, tem os piores índices de educação, saúde, segurança pública e emprego”, disse o marqueteiro, em entrevista concedida à Revista Oeste. “Mas esses políticos bombardeiam a imprensa com recursos públicos. Despejam altas quantidades de dinheiro dos pagadores de impostos para blogs e rádios, que faturam uma fortuna. O objetivo desse ‘patrocínio’ é não deixar que publiquem notícias negativas.”
Ao mesmo tempo, diz Silva, as políticas públicas de direita são apresentadas como se fossem ruins, “de maneira impositiva, fria e carrancuda”. “Não há apelo emocional, como a esquerda faz”, afirmou. “Mas os benefícios práticos das propostas da direita são maiores. Quando há redução da máquina pública, sobra mais dinheiro para investir na infraestrutura, como fez o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, e na agricultura, como fez a ministra Tereza Cristina. A esquerda faz discursos publicitários mentirosos, e a grande imprensa tenta derrubar o governo. No entanto, depois do WhatsApp e da democratização de informação, não há como enganar a população brasileira.”
Quem é João Silva
Ele deixou a Cidade Baixa de Salvador, na Bahia, para se tornar um dos publicitários mais premiados do Brasil. É criador de mais de mil marcas, entre as quais os dois “LLs” da campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello e o símbolo da paz do grupo cultural Olodum.
Ao longo da carreira, Silva diz ter aprendido na prática os meandros da política. “Trabalhei para muitos partidos, como o PT e o PCdoB”, contou. “Sei como esses grupos agem. Percebo uma enorme diferença entre o discurso e a prática da esquerda. Eles fazem discursos bonitos, mas não praticam o que pregam.”