Governo eleva projeção do PIB do Brasil
'Está se confirmando a nossa expectativa', afirma Paulo Guedes.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai crescer 2% em 2022, de acordo com a mais recente projeção do Ministério da Economia. Anteriormente, a pasta estimava o crescimento de 1,5%.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) publicou a nova projeção por meio do Boletim MacroFiscal. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira, 14. Com a nova revisão, a estimativa do PIB do Brasil para 2022 ganhou o incremento de R$ 15 bilhões. Desse modo, o número para o próximo ano passou para R$ 9,725 trilhões. Paulo Guedes, ministro da Economia, comentou o resultado.
“O aumento de risco e a aversão ao risco é um fenômeno mundial”, disse o ministro. “A inflação está subindo no mundo inteiro. Os países estão revendo o crescimento para baixo. Nós estamos revendo para cima. Está se confirmando a nossa expectativa. A crise lá fora será bem mais grave do que esperavam. Seguimos com crescimento.”
Mais PIB e menos inflação no Brasil em 2022
Além disso, a SPE também revisou a projeção da inflação. Nesse caso, entretanto, houve redução dos indicadores: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A previsão para o IPCA caiu de 7,9% para 7,2%. Ou seja: menos 0,5 ponto porcentual. Ao mesmo tempo, a estimativa para o INPC passou de 8,4% para 7,1%. Assim, queda superior a 1%.