Mundo

Incêndio florestal leva Califórnia a decretar estado de emergência

Cerca de duas mil casas foram evacuadas.


Devido a um incêndio florestal que começou na sexta-feira 22, a Califórnia decretou estado de emergência nos arredores do Parque Nacional de Yosemite, em Mariposa. De acordo com o governo, a queima foi impulsionada pelo clima quente e seco, atingindo cerca de 50 quilômetros quadrados, até o momento. As chamas se alastram rapidamente.

“Garantimos um Subsídio de Assistência ao Gerenciamento de Incêndios da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências para garantir a recursos vitais, a fim de suprimir a queima no condado de Mariposa”, informou o governo em nota oficial, publicada no sábado 23.

Cerca de duas mil casas foram evacuadas, seis mil pessoas saíram de suas residências e dez moradias foram destruídas. Agora, a cidade atingida pelo incêndio vai ter acesso a uma assistência federal para combater as chamas.

Foto: Reprodução

Segundo o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, o incêndio aumentou enquanto os bombeiros tentavam conter outra queima, em escala menor, que acontecia em um bosque, no sul do parque.

Mais de 400 bombeiros se mobilizaram para conter as chamas, com ajuda de helicópteros, aeronaves e tratores. Para o governo, a seca que o Estado enfrenta é a pior da década. “O comportamento do fogo explosivo está desafiando os bombeiros”, informou ontem o departamento de incêndio.

A queima fechou um dos principais acessos ao parque: a rodovia 140. O Estado já enfrentou outros incêndios florestais ao longo dos anos. Segundo o governo, o clima vai continuar sendo mais extremo e os incêndios florestais mais frequentes, destrutivos e imprevisíveis.

Parte dos EUA está enfrentando uma grande onda de calor com alertas em mais de dez Estados. Ontem, as temperaturas em Mariposa atingiram cerca de 35 graus célsius.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios