O novo ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, tomou posse no cargo nesta quarta-feira, 3, e anunciou aumento nas tarifas de energia elétrica e gás, “especialmente para quem consome mais”. Massa prometeu trocar funcionários do alto escalão de sua pasta, que agrega mais três ministérios.
“Não sou nenhum salvador”, escreveu Massa, no Twitter. “A política não precisa de salvadores, mas de servidores.” Antes de ir para o governo, Massa era presidente da Câmara dos Deputados e famoso por sua boa articulação política nos bastidores. Com a crise no Executivo, os peronistas recorreram a ele, que está de olho nas eleições presidenciais de 2023 para representar a esquerda.
Antes da cerimônia, o presidente Alberto Fernández fez um discurso de pacificação. “É hora de todos nós, com muita esperança, unirmos forças para seguir em frente”, declarou. “Não falo apenas com meus colegas da Frente de Todos, mas também com todos os argentinos.”
A inflação na Argentina alcançou quase 65% ao ano. Consultorias preveem, contudo, que os preços devem chegar a 90% até o fim do ano. Entre as principais medidas de Fernández para combater a inflação estão: controlar preços nos supermercados, limitar a quantidade de dólares em circulação e cobrar impostos sobre as exportações de produtos agrícolas.