Inflação em baixa, PIB em alta: BC melhora previsões econômicas pela 11ª semana
As revisões aparecem no Relatório Focus do Banco Central.
Pela 11ª semana seguida, o Banco Central (BC) revisou o Relatório Focus com previsões reduzindo a estimativa da inflação e aumentando a projeção para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) — número que mensura o desempenho das atividades econômicas. A instituição produz o documento semanalmente a partir de dados coletados no mercado financeiro. A publicação mais recente ocorreu na segunda-feira 12.
A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2022 caiu de 6,61% para 6,4%. Já a projeção para o crescimento do PIB subiu de 2,26% para 2,39%. Desse modo, o relatório do BC apresenta previsões econômicas com queda de 0,21 ponto porcentual para a inflação e alta de 0,13 ponto porcentual para o crescimento, em relação à semana anterior.
Além disso, há 11 semanas, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA 7,96%. Ou seja: nesse intervalo, a previsão para o aumento do IPCA reduziu 1,56 ponto porcentual, e para o desempenho econômico aumentou 0,88 ponto porcentual.
“O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação”, informa a instituição. “Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.”