Mundo

Arábia Saudita anuncia companhia aérea para concorrer com a Emirates


A Arábia Saudita vai investir na criação de uma nova companhia aérea nacional, a Ryiadh Air. A empreitada é do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, que anunciou a compra de 72 jatos 787 Dreamliners da Boeing.

O objetivo do monarca é rivalizar com a Emirates e com a Qatar Airways, empresas aéreas respectivamente de Dubai e do Catar, que sempre figuram nos rankings de melhores do setor no mundo.

A Riyadh vai comprar 39 jatos 787, com a opção de adquirir outros 33. Além disso, a atual linha aérea do país, a estatal Saudia, vai comprar outros 39 jatos, com a opção de encomenda adicional de dez aeronaves, informou nesta terça-feira, 14, a Boeing. O acordo é estimado em US$ 37 bilhões (quase R$ 200 bilhões).

A Riyadh Air, que será de propriedade do fundo soberano da Arábia Saudita, foi oficialmente anunciada no domingo 12 e terá no seu comando Tony Douglas, ex-diretor da Etihad Aviation Group. A nova empresa tem planos de voar para mais de cem destinos até 2030.

A embaixadora da Arábia Saudita nos EUA, a princesa Reema bint Bandar Al-Saud, disse em comunicado que o acordo representa a quinta maior encomenda em valores da história da Boeing e é um “marco nas reformas econômicas e sociais da abertura da Arábia Saudita para o mundo”.

O acordo para o lançamento de uma nova companhia aérea é um grande passo para a Arábia Saudita em sua ambição de transformar Riad em um hub de negócios, rivalizando com outras capitais do golfo pelo tráfego global de executivos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios