Mundo

Arqueólogos descobrem antiga ‘cidade das pérolas’


Arqueólogos descobriram as ruínas da mais antiga cidade de extração de pérolas na Ilha de Siniyah, nos Emirados Árabes. O anúncio foi feito pela Departamento de Turismo e Antiguidade de Umm Al Qun, na segunda-feira 20.

O local data do século 6, período anterior à chegada dos povos islâmicos à região. Assim, seus habitantes seriam provavelmente cristãos. “É a ancestral espiritual de cidades como Dubai”, disse o pesquisador Timothy Power, envolvido na análise do lugar, segundo o site Physo.org.

O terreno da antiga cidade estava cheio de conchas de ostras abertas. Os arqueólogos explicam que a possível razão para isso é que a formação de pérolas no interior desses seres é muito rara.

Uma pérola é encontrada em cada 10 mil conchas de ostra. O desperdício industrial do comércio de pérolas foi “colossal”. “Você está lidando com milhões, milhões de conchas de ostras descartadas”, explicou Power. O comércio de extração de pérolas já foi de grande importância para a economia dos Emirados Árabes.

Nas habitações palacianas, com grandes pátios, os pesquisadores acreditam que viviam ricos mercadores de pérolas e membros da elite da sociedade. Já nas casas menores, havia possivelmente pescadores mais pobres.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios