Economia

Biden: ‘É assim que o capitalismo funciona’


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu responsabilizar os culpados pela falência do Silicon Valley Bank (SVB) — conhecido como banco do Vale do Silício — e do Signature Bank. As duas instituições financeiras fecharam em um intervalo de três dias.

Em pronunciamento nesta segunda-feira, 13, ele garantiu que as empresas terão acesso ao seu dinheiro. No discurso, Biden destacou a ação imediata que sua administração tomou para enfrentar um possível colapso financeiro.

“Estou firmemente comprometido em responsabilizar totalmente os culpados por essa bagunça e em continuar nossos esforços para fortalecer a supervisão e a regulamentação de bancos maiores, para não ficarmos nesta posição novamente”, disse Biden.

O presidente garantiu que os americanos têm um sistema bancário “seguro”. “Seus depósitos estarão lá quando precisar”, afirmou. “Todos os clientes com depósitos nesses bancos podem ficar tranquilos, pois estão protegidos e terão acesso ao seu dinheiro a partir de hoje”, explicou. “Nenhum prejuízo será pago pelos contribuintes.” Segundo Biden, o dinheiro virá das taxas que os bancos pagam ao fundo garantidor de crédito do país, o FDIC.

O presidente dos EUA também observou que a administração desses bancos será demitida, caso as instituições sejam assumidas pelo FDIC.

Ao final do discurso, Biden revelou que há questões importantes para descobrir como esses bancos chegaram a essas circunstâncias. “Devemos obter o relato completo do que aconteceu e por quê para que os culpados sejam responsabilizados”, finalizou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios