Brasil quebra recorde de produção de carnes em 2022
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o a produção nacional de carnes de 2022 foi a maior da história. As informações são da pesquisa prévia que o órgão publicou nesta quarta-feira, 15.
Um levantamento realizado por Oeste mostra que a expansão ocorreu para os três maiores rebanhos: de frango, suínos e bovinos. De acordo com o IBGE, a produção nacional de carnes do ano passado chegou a 26 milhões de toneladas, somando essas criações.
Os criadores de frango foram responsáveis por quase 13 milhões de toneladas, ou seja, cerca da metade do total. O Paraná liderou a produção, responsável por 1 em cada 3 quilos gerados no país.
Na segunda posição, aparece a criação bovina, por volta de 8 milhões de toneladas: 8%. A maior produção estadual foi em Mato Grosso, 17% do resultado nacional.
Menos expressiva entre as três, a indústria de suínos chegou a 20%, respondendo por 20% do setor. Os abates desses animais no ano passado geraram de 5 milhões de toneladas de alimentos. Santa Catarina ficou no topo do ranking, com 30% do resultado do país.
Por fim, os dados do IBGE mostram que a maior parte da produção de carnes do Brasil acontece no Centro-Sul. O volume da região representa 86% de toda a quantidade nacional.