Política

‘Companheirada’: Lula nomeia deputado petista em Itaipu


O presidente Lula nomeou, na sexta-feira 10, o deputado federal Enio Verri (PT-PR) como diretor-geral da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional. Verri foi indicado no final de janeiro para ocupar o lugar do almirante Anatalicio Risden — indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Verri deve dar continuidade às negociações com o Paraguai sobre os novos termos do tratado firmado com o Brasil em 1973. O documento trata da gestão financeira da usina e vence neste ano.

A Itaipu possui cerca de 8% de toda a potência da matriz energética brasileira.  Ambos os países tem direito de metade da produção de cada, mas o Paraguai não usa toda a sua parte, por isso vende o que excede para o Brasil.

Em 2022, o novo presidente da Itaipu foi eleito para o terceiro mandando de deputado federal. Ao assumir a usina, ele teve de deixar a cadeira na Câmara. Verri é formado em economia e se tornou professor na Universidade Federal de Maringá em 1961. O petista ainda foi secretário municipal da Fazenda. 

Em 2005, ele foi chefe do gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Um ano depois, tomou posse como secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. Por fim, em 2020, Verri se tornou líder do PT na Câmara.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios