Grupo Prerrogativas divulga carta em apoio a Zanin
O Grupo Prerrogativas divulgou uma carta em defesa do advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento, divulgado nesta quarta-feira, 22, conta com a assinatura de 200 advogados de esquerda.
Zanin é um dos nomes cotados para assumir a vaga que ficará disponível no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de 11 de maio. Na data, o ministro Ricardo Lewandowski completará 75 anos de idade. Isso resultará em sua aposentadoria compulsória. Apesar de a nomeação depender da aprovação do Senado, cabe ao presidente da República a indicação do nome à vaga.
Na carta, os advogados mencionam os supostos ataques que Zanin estaria sofrendo por ter rompido, em 2022, com o escritório que dirigia com o sogro Roberto Teixeira — que também possui grande proximidade com Lula.
Entre a lista de apoiadores está Manoel Carlos de Almeida Neto, advogado que trabalhou no gabinete de Lewandowski e também cotado para a vaga que será deixada pelo ministro.
“Nós, advogadas, advogados e membros da classe jurídica brasileira, vimos a público manifestar nossa solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, em razão dos ataques que referido profissional vem sofrendo e que se valem de questões familiares para tentar macular a sua imagem.
Cristiano Zanin, como se sabe, é apontado como um dos possíveis nomes para o cargo de ministro do STF, em virtude da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski em maio futuro.
Assim, invocar questões familiares para destruir reputações é tática que coloca em segundo plano os requisitos que a Constituição exige para a escolha de um ministro do STF: notável saber jurídico e reputação ilibada.
Por essas razões é que externamos nossa solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, registrando também nosso inconformismo com iniciativas que, ao largo dos requisitos constitucionais, tenham por objetivo atacar pessoas, famílias e biografias.”