Presidente do Republicanos: ‘Não vamos atuar como base do governo’
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), disse que a legenda vai permanecer independente e não vai atuar como base no Congresso para o governo Lula. A sigla possui 42 deputados e quatro senadores.
“Não vejo como a gente atuar como base do governo”, declarou Pereira. “Não há nada então que possa atrair o partido para a base. Somos uma oposição ou uma independência com diálogo e construção. Não quero que o avião caia porque eventualmente eu não concorde com o que o piloto faz.”
O cacique do Republicanos ainda disse que não toparia ingressar na base do governo mesmo que Lula oferecesse um ministério para a legenda. Segundo Pereira, a maioria da bancada do partido se identifica como “centro-direita”.
O parlamentar também argumentou que seu partido elegeu o governador do maior Estado do país, Tarcísio de Freitas, em São Paulo. Conforme o presidente da legenda, ele ainda não sabe como a sigla vai se posicionar na eleição presidencial de 2026. Além de Tarcísio, o Republicanos elegeu três nomes de peso, mas no Senado: Damares Alves (DF), Cleitinho (MG) e Hamilton Mourão (RS).
Leia também: “A nova cara do Senado”, reportagem de Iara Lemos para a Edição Especial de Eleições da Revista Oeste.