Putin faz 1ª visita a cidade ocupada na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma visita surpresa a Mariupol, informou a mídia estatal neste domingo, 19. Esta foi a primeira ida de Putin à cidade desde que ela foi capturada após um longo cerco no início da ofensiva de Moscou na Ucrânia.
De acordo com a agência de notícias Tass, Putin voou para Mariupol, na Ucrânia, de helicóptero no sábado e fez um tour pela cidade, e também circulou dirigindo um carro. Putin visitou vários locais, conversou com moradores e recebeu um relatório sobre as obras de reconstrução da cidade.
O porto de Mariupol, localizado no Mar de Azov, no sudeste da Ucrânia, está ocupado pelas forças russas desde maio passado.
A viagem ocorre depois que um mandado de prisão foi emitido para Putin pelo Tribunal Penal Internacional, devido à suposta deportação de milhares de crianças ucranianas pela Rússia durante o conflito.
Pelas redes sociais, o conselheiro da Presidência da Ucrânia, Mijailo Podoliak, chamou de “cinismo” a visita do presidente russo à cidade. “O assassino de milhares de famílias de Mariupol veio admirar as ruínas da cidade e suas tumbas”, escreveu.
Leia também: “A guerra na Ucrânia faz trágico aniversário”, reportagem publicada na edição 153 da Revista Oeste