Governadora do Rio Grande Norte vai à China com Lula
Há menos de um mês, o Rio Grande do Norte foi tomado por uma crise de segurança pública. Criminosos atacaram prédios públicos de diversas cidades, promovendo o caos e levando pânico aos moradores.
Mesmo com a crise que se estende no Estado, a governadora Fátima Bezerra embarcou nesta terça-feira, 11, à China. Ela faz parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A delegação brasileira ficará no país até sábado 15.
A governadora embarcou acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Econômico, do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, da Comunicação e do coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado.
A previsão é que a comitiva do Rio Grande do Norte estenda a agenda na China até 19 de abril.
Conforme o governo potiguar, no período serão apresentados projetos para aprofundar relações bilaterais com o país asiático. “A ideia é apresentar projetos, como o do Porto-Indústria Verde, discutir o fornecimento de turbinas eólicas, o potencial na área da mineração e a possibilidade de exportação do camarão” para a China.
Mais de 300 ataques criminosos coordenados aconteceram em 56 cidades do Estado, desde 14 de março.
Bandidos efetuaram disparos e atearam fogo a prédios públicos, comércios e veículos. Ao menos duas pessoas ficaram feridas.
Segundo a polícia, a ação foi organizada por uma facção que age de dentro dos presídios.
A Secretaria de Segurança Pública informou que as ações criminosas foram uma retaliação a ações de combate ao tráfico e ao crime organizado.
Segundo a polícia, 168 suspeitos foram presos desde o início dos ataques. Além disso, 42 armas de fogo, 139 artefatos explosivos, 31 galões de combustíveis, 14 motos e dois carros foram apreendidos.