O desabafo da jornalista demitida da Globo
A jornalista Veruska Donato aproveitou o Dia do Jornalista, 7 de abril, para fazer um desabafo contra a rede Globo. Veruska trabalhou na emissora por mais de 20 anos, sendo demitida em 2021.
Ela não estava no recente passaralho da Globo, mas publicou um texto em seu perfil no Instagram para apoiar os amigos e criticar a emissora. A rede de televisão tem desligado diversos profissionais do jornalismo, inclusive aqueles que tinham grandes carreiras.
“Na semana em que a maior rede de jornalismo do país demite entre 30 e 40 jornalistas, não há o que comemorar nesse 7 de abril”, escreveu Veruska, que atualmente apresenta o jornal “Balanço da Manhã”, da TV Record, em Mato Grosso do Sul. “É preciso dizer aqui que não há o que justifique o que a empresa fez. Novos tempos? Que tempos? Passamos boa parte do nosso tempo em plantões longe dos nossos filhos e companheiros para servir a empresa, como Pessoa Jurídica nem hora extra tínhamos.”
No início deste ano, a jornalista entrou com uma ação na Justiça contra a emissora, cobrando dívidas trabalhistas e alegando que sofreu assédio moral ligado a sua aparência. Segundo Veruska, ela teria desenvolvido a síndrome de burnout.
“É do jogo? Quer dizer que é do jogo também ser agredido verbalmente, ou muitas vezes, fisicamente por telespectadores descontentes pela cobertura jornalística da empresa?”, interpelou a apresentadora. “Devem querer dizer que é do jogo capitalista querer mais e mais lucro? Nada justifica uma empresa que fecha as contas no azul demitir sem escrúpulos, me desculpem os liberais. É para ter mais dinheiro? Uma concessão pública deveria ter mais consideração.”
A ação movida contra a Globo é no valor de R$ 13 milhões. No documento, Veruska afirma que as jornalistas eram cobradas em relação as suas vestimentas e aparência. Elas tinham de usar roupas “comportadas”, que não marcassem “barrigas persistentes” e nem “estômagos avantajados”.
Em 2021, antes da jornalista ser demitida, o INSS constatou a incapacidade de ela seguir trabalhando. Desse modo, Veruska foi afastada por 77 dias da emissora. Cinco dias depois de retornar a Globo, ela foi demitida. A apresentadora terminou seu desabafo dizendo que o “jornalismo deveria estar de luto”.