Opositor de Putin pode ter sido envenenado na prisão, diz porta-voz
Alexei Navalny, principal opositor de Vladimir Putin na Rússia, está em estado grave na colônia penal de segurança máxima em Melikhovo, onde está preso. Uma ambulância precisou socorrê-lo às pressas em 7 de abril. As informações foram compartilhadas pela porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, na quinta-feira 13.
Segundo a porta-voz, Navalny perdeu 8 quilos em 15 dias e está lutando contra uma doença misteriosa. A assessora explicou que, por causa de dores, os médicos da prisão trataram Navalny com remédios desconhecidos. “Não descartamos que, neste exato momento, Alexei Navalny esteja sendo envenenado e morto lentamente para atrair menos atenção.”
Nesta sexta-feira, 14, o ativista Ruslan Shaveddinov, aliado próximo de Navalny, também fez a mesma afirmação, em uma entrevista ao jornal The Guardian. “Entendemos que a situação deve ter sido muito ruim, se uma ambulância foi chamada.”
Shaveddinov acrescentou que as autoridades prisionais se recusaram a internar Navalny no hospital. Ele afirmou que a situação é crítica e que estão todos muito preocupados.
O Kremlin alegou que não está acompanhando o estado de saúde do líder da oposição, já que o assunto é de responsabilidade do serviço penitenciário federal. Em resposta, o serviço penitenciário negou as acusações de que, no passado, seus funcionários maltrataram Navalny. Argumentou também que ele sempre recebeu tratamento médico quando necessário.