Rogério Marinho corrige Randolfe Rodrigues ao vivo
O senador Rogério Marinho (PL-RN) corrigiu o líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), durante uma entrevista, ao vivo, na CNN Brasil. Na ocasião, ambos participavam do programa CNN Dois Lados. Um dos temas foi a taxa básica de juros, um assunto que tem tirado a paz de Lula.
“Essa taxa de 13,75%, a maior da história, não veio de nós, foi herdada do governo anterior”, afirmou Rodrigues. “Eu convido o senador a estudar a história econômica do país”, rebateu Rogério Marinho. “O presidente, no primeiro mandato, aumentou a taxa de juros a mais de 26% ao ano. E, antes disso, senador Randolfe Rodrigues, a taxa de juros, na época do descontrole e do gasto excessivo que vossa excelência pretende implementar, chegou a 46%.”
Desde a posse de Lula, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, se tornou alvo de ataques do petista. Isso porque o mandato do presidente do BC só acaba em 2024, em virtude da independência da autoridade monetária. Só então o PT indicará o sucessor.
Lula e o PT querem controlar a política de juros do país. Segundo eles, a taxa básica está alta demais, o que impede gastos com “programas sociais”. A culpa seria de Campos Neto, “aliado” do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: “Dinheiro fácil, chope quente e salgados frios”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 157 da Revista Oeste