Xuxa quer prender Dalai Lama
Xuxa Meneghel usou as redes sociais para criticar Dalai Lama. Em publicação no Instagram, na segunda-feira 10, a apresentadora classificou o líder budista como “abusador”. O motivo: vídeos divulgados recentemente na internet mostram o tibetano beijando a boca de uma criança.
“Essa cena é umas das piores que eu, como mãe, e criança que foi abusada pode ver: a de um abusador”, escreveu Xuxa. “Ele brinca com a criança de pique-esconde e aproveita e passa a mão no corpo de sua ‘presa’. Às vezes de médico, de vampiro… E muitas vezes usa da fé, do poder que um líder religioso pode ter.”
A apresentadora disse ainda que esse tipo de cena fortalece a ação dos abusadores de crianças. “Vi o vídeo todo e vi o desconforto dessa criança ao ser não abraçada, e sim quase enforcada”, afirmou. “Quantas vezes essa situação ou piores aconteceram, para ele achar normal, a ponto de fazer na frente dos outros? Quantas vezes esses velhos babões se veem no direito de ‘pintar um clima’ e nada acontecer com eles?”
Depois de o vídeo viralizar, Dalai Lama pediu desculpas. Em comunicado divulgado na segunda-feira, o escritório do líder budista lamentou o incidente e se desculpou com o menino e sua família.
No vídeo, gravado em 28 de fevereiro, o garoto se aproxima do líder espiritual e pergunta se pode abraçá-lo. Dalai Lama, então, convida o menino para subir no palco. O garoto dá um abraço e um beijo na bochecha do tibetano.
O monge-chefe do budismo aponta para os lábios, põe a língua para fora e pergunta se ele gostaria de “chupá-la”. Em seguida, dá um beijo na boca do menino. A identidade da criança não é conhecida.
O incidente ocorreu durante um evento com a M3M Foundation, filantrópica da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala. Lá vive Dalai Lama, em exílio permanente.