O Reino Unido teve sua maior queda na produção em mais de 300 anos em 2020, quando enfrentou o impacto da pandemia de covid-19. Os números oficiais do declínio britânico foram atualizados nesta última segunda-feira, 22.
O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 11% em 2020, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Essa foi a maior queda desde 1709, de acordo com dados históricos do Banco da Inglaterra.
Inicialmente, as estimativas já sugeriam que em 2020 o Reino Unido sofreu sua maior queda na produção desde a Grande Geada, de 1709.
Mesmo antes das últimas revisões, a recessão econômica da região já era a maior do G7, grupo que reúne os sete países mais ricos.
“O serviço de saúde enfrentou custos mais altos do que estimamos inicialmente, o que significa que sua contribuição geral para a economia foi menor”, disse Craig McLaren, estatístico do ONS.
Um olhar mais atento ao aumento dos custos enfrentados pelos varejistas individuais também levou a uma revisão em baixa da contribuição do setor, enquanto a produção da fábrica foi revisada para levar em consideração os custos mais baixos das matérias-primas.
A economia do Reino Unido se recuperou acentuadamente no ano passado, chegando ao nível pré-pandemia em novembro de 2021. Mas a inflação em rápido aumento significa que o Banco da Inglaterra espera que a economia volte à recessão ainda neste ano.