Portal da Transparência volta ao ar depois de instabilidade por volume de acessos
O Portal da Transparência do governo federal, site que divulga as informações de gastos públicos, ficou fora do ar desde a noite de terça-feira (26.jan). A página ficou inacessível depois da divulgação sobre o aumento nas despesas federais com alimentação no ano passado e da falsa compra de R$ 15 milhões em leite condensado que viralizou nas redes sociais. Ao todo, foram R$ 1,8 bilhão de reais destinados à compra de alimentos e bebidas em 2020.
O Portal da Transparência voltou ao ar às 8h desta quarta-feira (27.jan). O governo informou os motivos da instabilidade no site.
O Portal da Transparência recebeu muitos acessos nesta terça, 26, o q gerou sobrecarga dos servidores e a indisponibilidade dos serviços. @CGUonline concentra esforços, de forma prioritária, em busca de restabelecer o serviço o mais breve possível https://t.co/1S1PYnvPzR
— Wagner Rosário (@WRosarioCGU) January 27, 2021
A Controladoria-Geral da União (CGU) esclarece que o Portal da Transparência do Governo Federal (www.transparencia.gov.br) recebeu um volume de acessos muito grande, e fora do habitual, na tarde desta terça-feira, dia 26/1, o que gerou uma lentidão expressiva nas consultas feitas pelos usuários. No início da noite, os acessos continuaram bastante elevados, o que aparentemente acabou por acarretar a instabilidade e a consequente indisponibilidade de acesso ao Portal.
A área de Tecnologia da Informação da CGU identificou o comportamento instável e a sobrecarga pela qual o Portal está passando e está apurando detalhes da ocorrência para identificar as causas exatas, enquanto concentra esforços, de forma prioritária, em busca de soluções para restabelecer o serviço com a maior brevidade possível.
A CGU reforça o compromisso com a transparência, ao passo em que conta com a compreensão de todos os usuários.