Conab eleva previsão para colheita recorde de milho no Brasil
Desde o primeiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta safra, o órgão projeta o Brasil com safra recorde de milho em 2023. O número final tem variado a cada nova pesquisa para colheita deste ano. Contudo, no boletim divulgado hoje, a instituição voltou a elevar a projeção.
Pelas estimativas mais recentes da Conab, a safra de milho do ciclo em curso deve fechar em cerca de 125 milhões de toneladas. É a segunda maior colheita do agronegócio brasileiro em 2023. A liderança do setor ainda segue com a soja, cuja produção é alternada o cultivo dos milharais.
Neste ano, o brasil deve colher por volta de 150 milhões de toneladas de soja, de acordo com a Conab. O número representa outro recorde para o agronegócio nacional.
Além disso, a safra das culturas somadas deve fechar em cerca de 275 milhões de toneladas no ciclo atual. E somando todos os grãos, a produção em curso deve ficar próximo de 310 milhões de toneladas. Assim, os plantios de soja e milho juntos devem gerar 90% de toda a colheita de grãos do Brasil.
No caso do milho, a maior parte vai para o consumo interno, tanto para a indústria nacional quanto para a engorda de animais. O grão é usado até mesmo na produção de cerveja.
Já em relação à soja, o consumidor mais expressivo é o mercado. Seu uso também é abrangente. Passa pela indústria, a ração animal e alimentação humana.