Padilha: ‘Governo vai liberar R$ 3 bi em emendas para prefeitos’
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou na sexta-feira 24 que o governo federal deve liberar R$ 3 bilhões em recursos de emendas parlamentares. As verbas são destinadas para cerca de 3 mil municípios brasileiros.
Padilha usou as redes sociais para justificar a liberação dos valores. De acordo com o ministro, eles “vão ajudar na retomada de obras e na implantação de diversos projetos por todo o país”.
A medida é um aceno aos representantes do Executivo municipal, que vão estar em Brasília de 27 a 30 de março para a Marcha dos Prefeitos. O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios.
Além disso, o governo já mira as eleições municipais de 2024 e inicia as articulações movidas a dinheiro público. O objetivo é aumentar sua influência em diferentes regiões do país.
O ministro também afirmou que o governo federal, os Estados, os municípios e o Congresso Nacional estão trabalhando juntos, “independentemente de posicionamento político, partido ou região”.
“Esses recursos só vão chegar graças ao diálogo e à cooperação entre o Congresso e o governo federal. As emendas foram apresentadas por parlamentares de diversos partidos, e o governo analisou todas elas com base em critérios técnicos”, afirmou Padilha.