Mundo

‘Se você machucar uma planta, ela grita’


No conto A máquina de som, Roald Dahl é categórico ao dizer às crianças que, “se você machucar uma planta, ela grita”. O conto infantil foi publicado em 1949, mas recentemente cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, podem dizer que Dahl tinha razão. As plantas podem “gritar”, mas de uma forma diferente: elas emitem ruídos de estalo em frequências ultrassônicas, longe do alcance da audição humana.  

Lilach Hadany, bióloga da universidade israelense, disse: “Mesmo em um campo silencioso, na verdade existem sons que não ouvimos, e esses sons carregam informações. Existem animais que podem ouvir esses sons, então existe a possibilidade de que esteja ocorrendo muita interação acústica”. A cientista disse ainda que, em função da interação entre as plantas e os animais, “seria muito abaixo do ideal para as plantas não usarem som algum”.  

Como Roald Dahl antecipou, as plantas sob estresse gritam mais. Mas a realidade é ligeiramente diferente daquela dos contos infantis. Como os cientistas demonstraram, os vegetais produzem ruídos em frequências inaudíveis para os seres humanos. Eles analisaram pés de tabaco, tomate, trigo, milho, uva e cacto a fim de investigar a dinâmica da interação sonora dos vegetais com o ambiente. E todas as plantas foram flagradas fazendo barulho.  

Hadany disse ainda que: “Agora que sabemos que as plantas emitem sons, a próxima pergunta é ‘quem pode estar ouvindo?’. Atualmente, estamos investigando as respostas de outros organismos, animais e plantas a esses sons, e também estamos explorando nossa capacidade de identificar e interpretar os sons em ambientes completamente naturais”. A pesquisa completa foi publicada no periódico científico Cell.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios