Maior peixe do mundo é encontrado morto em Vitória
Moradores da região da Baía de Vitória, no Espírito Santo, encontraram um tubarão-baleia morto. O Rhincodon typus pesa 12 toneladas e, segundo técnicos do Instituto Orca, é a maior espécie de peixe do mundo e com ocorrências de encalhes raras. O animal foi localizado na segunda-feira 27.
De acordo com o projeto, foi constatado ainda que o animal era uma fêmea adulta, de 11,6 metros de comprimento. Seus restos foram retirados na terça-feira 28 e levados até um estaleiro na Prainha, em Vila Velha.
O animal estava saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura. O exame de estômago mostrou que o peixe estava se alimentando normalmente. A autopsia não encontrou nenhum material estranho, como plásticos e borrachas — comuns nos lixos oceânicos. Tampouco identificou marcas que sugerissem que o animal tenha ficado preso em equipamentos de pesca ou que tenha sido atropelado por embarcação.
Antes de ser retirado da costa, o tubarão-baleia passou por uma necropsia. O objetivo é compreender seus hábitos e os impactos que o animal pode ter sofrido. A medida deve contribuir para a conservação da espécie.