Natura vende marca de luxo, por US$ 2,5 bilhões
A multinacional brasileira Natura &Co concluiu a venda da marca australiana de beleza de luxo Aesop, para o grupo L’Oréal. A negociação foi fechada em US$ 2,5 bilhões (quase R$ 13 bilhões).
Conforme nota divulgada ao mercado, a venda vai permitir à Natura aprofundar o foco em suas prioridades estratégicas, especialmente em seu plano de investimentos na América Latina.
“A venda da Aesop marca um novo ciclo de desenvolvimento para a Natura &Co”, informou a companhia. “Também poderemos nos concentrar em continuar aprimorando outros negócios e reorientar a presença da Avon International”, afirmou Fabio Barbosa, diretor-presidente da Natura &Co.
A venda da Aesop para a L’Oréal foi aprovada pelo conselho de administração por unanimidade e sem ressalvas.
A L’Oréal Austrália, responsável pela compra, vai realizar todas as ações necessárias para a conclusão da transação, incluindo os possíveis “remédios anticoncorrenciais”, informa a ata da reunião.
A única condição estabelecida para o fechamento da operação é a aprovação dos órgãos reguladores de Brasil, Estados Unidos, Áustria, Austrália, Japão e Coreia. O contrato de compra e venda não possui direitos de rescisão por parte do comprador, exceto a data de vencimento final.
Desde que passou a fazer parte da Natura &Co, em 2012, a Aesop apresentou crescimento significativo. Entre 2012 e 2022, as vendas brutas aumentaram de US$ 28 milhões para US$ 537 milhões. O número de lojas e quiosques passou de 52 para 395, e a sua presença geográfica passou de oito para 29 mercados.