Governo Lula vai excluir Petrobras e Correios do plano de desestatização
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) na quarta-feira 5 para excluir estatais dos processos de desestatização iniciados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. As resoluções publicadas no Diário Oficial da União (DOU) incluem Petrobras e Correios, além de outras empresas como Telebrás e Dataprev. A medida atende ao pedido do presidente da República, que quer a revogação dos processos de privatização das estatais.
A decisão foi tomada em reunião extraordinária do CPPI. Os ministérios setoriais foram orientados a trabalhar na revogação dos processos de privatização das estatais. O objetivo é retirar essas empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) ou barrar a qualificação delas no âmbito do PPI.
O CPPI é um colegiado que tem a função de assessorar o presidente da República em políticas e ações que envolvam parcerias entre o setor público e o privado.
A decisão de excluir Petrobras e Correios dos processos de desestatização iniciados por Bolsonaro segue a linha defendida por Lula desde o início de seu mandato.