Política

Lula defende mudança na meta da inflação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou a atual meta de inflação do país. Caso ela esteja errada, o petista defende a sua alteração. A declaração do petista ocorreu nesta quinta-feira, 6, em café com jornalistas no Palácio do Planalto.

A meta de inflação para 2023 é de 3,25%, com variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A meta é o parâmetro usado pelo Banco Central (BC) para definir a taxa básica de juros do país, a Selic, que hoje está em 13,75% ao ano.

No encontro com jornalistas, o petista voltou a criticar a taxa de juros. Lula disse que, dessa forma, a economia não tem meios de funcionamento.

“É humanamente inexplicável a taxa de juros de 13%”, criticou o petista. “Não é possível a economia funcionar, e não é o Lula que está dizendo isso. Qualquer empresário que vocês entrevistarem daqui para frente vai dizer.”

No entanto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou recentemente que a alta dos juros é necessária para controlar a inflação. De acordo com o economista, se a meta de inflação de 2023 fosse seguida, a taxa de juros seria de 26,5%, muito superior aos atuais 13,75%.

A meta de inflação é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é composto pelo presidente do Banco Central e pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, sendo que o governo possui dois dos três votos e, portanto, pode mudar a meta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios