MP firma parceria com EUA na investigação do ataque em Blumenau
O ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, que deixou quatro crianças mortas na última quarta-feira 5, está sendo investigado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em conjunto com o serviço de segurança diplomática dos Estados Unidos.
Por meio do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do MPSC, foi revelado que o Consulado Americano iniciou a colaboração com a investigação, viabilizando o contato com plataformas digitais localizadas nos Estados Unidos para o compartilhamento de informações com o Brasil.
A coordenação do CyberGaeco do Rio Grande do Sul e a força-tarefa do MP em São Paulo também se comprometeram a auxiliar nas investigações, segundo o MPSC.
O objetivo do trabalho em conjunto é identificar outros usuários que utilizam plataformas digitais para estimular, propagar ou planejar ataques semelhantes ao que ocorreu na creche em Blumenau.
Na audiência de custódia ocorrida na tarde da quinta-feira 6, a Justiça decretou a prisão preventiva do responsável pelo assassinato das quatro crianças.
A creche Cantinho Bom Pastor, localizada na rua dos Caçadores, no bairro Velha, foi o local do ataque, que vitimou crianças de 4 a 7 anos de idade. A unidade de ensino particular atende a mais de 200 crianças.