Mundo

Cientistas detectam bactérias ‘destruidoras’ de petróleo


Uma equipe de cientistas detectou bactérias destruidoras resistentes ao gelado no Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste, que podem absorver petróleo. O estudo foi realizada por pesquisadores da Universidade Federal do Extremo Oriente (DVFU, na sigla em russo), e publicado na revista Biologia Marinha, em 2021.

De acordo com a DVFU, essa bactéria pode ajudar futuramente na criação de um bioproduto para limpar a água da poluição por óleo. “Além de estudar a diversidade de espécies dos microrganismos oxidantes de hidrocarbonetos, os cientistas realizaram um estudo no qual descobriram a alta capacidade das bactérias obtidas para destruir diversos compostos de petróleo em condições de baixas temperaturas”, informa a universidade, em comunicado.

A decodificação do genoma das bactérias isoladas vai ajudar os cientistas a melhor compreenderem os mecanismos de funcionamento dos genes e das enzimas envolvidos na degradação do óleo nos mares da região.

“Nessa etapa de pesquisa não pretendemos editar o genoma, nossa tarefa é determinar os destruidores naturais de óleo mais ativos e, no futuro, desenvolver um bioproduto para limpar as águas do Mar do Japão da contaminação por óleo”, explica a autora do projeto científico, Angelina Medvedeva, e mestranda do Instituto do Oceano Mundial da DVFU.

Com base nos resultados obtidos, os pesquisadores podem desenvolver tecnologias eficazes para o monitoramento da poluição por hidrocarbonetos das águas marinhas e para o seu tratamento subsequente.

As bactérias são encontradas em 12 espécies diferentes, como Idiomarina maritima, Gracilibacillus massiliensis, Lechevaleria flava, Jeotgalibacillus marinus, entre outras.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios